PROJECTO DE INVSTIGAÇÃO FPCEUC/FCHUCP > DESCRIÇÃO

Descrição

Durante o ano de 2022 e 2024 irá decorrer, em Folgosa do Douro, um projeto de investigação científica no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Serviço Social da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Este trabalho de investigação, que teve início no ano letivo de 2020/2021, tem como missão o desenvolvimento de um projeto de intervenção social que premeia, por um lado, a participação dos sujeitos pertencentes à comunidade de Folgosa do Douro e, por outro, a construção oficial da sua história através da memória dos atores sociais que aqui se manifestam.

Devido às suas especificidades metodológicas, o trabalho de investigação e de intervenção que aqui se apresenta privilegia, para a sua realização, qualquer membro da comunidade. Juntamente com o assistente social/investigador, providenciar-se-á um conjunto de trabalhos, anteriormente negociados com todos os participantes, tendo em vista a resolução das nossas necessidades enquanto comunidade.

Desenho do Projeto de Investigação-ação

Desenho do Projeto de Investigação-ação

Ao longo das 15 edições do jornal Vozes da Folgosa, recolhemos cerca de 500 páginas com informações relevantes para a construção da nossa história: o nosso património imaterial. Para além das informações preciosas que este projeto de recolha e partilha de narrativas contém, ele mostra ser também objeto de estudo devido à multiplicidade de assuntos complexos que aborda e à capacidade que tem em desvelar uma série de fragilidades que merecem ser mais bem compreendidas.

Em 2017, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, realizou-se o primeiro estudo científico sobre a capacidade que as narrativas tinham em desbravar o quotidiano e de que forma poderiam ser usadas como processo de intervenção e desenvolvimento comunitário. Em 2020, na Universidade da Beira Interior, fez-se outro estudo, desta vez para abordar as competências dos projetos de investigação e de intervenção social para resolver problemas e para criar oportunidades de desenvolvimento.

O desenho do projeto que se apresenta resulta da compreensão do autor desta investigação ao longo dos últimos 7 anos, quer através do Jornal Vozes da Folgosa, quer através da produção científica realizada para este efeito. Este projeto materializa-se num conjunto de ações e atividades que irão acontecer nos próximos dois anos.

Ações e Atividades

As ações e atividades aqui desenhadas são provenientes do desenho de projeto. Esta é apenas uma sugestão que, aberta à negociação com os participantes, poderá tomar outros contornos, outros destinos, outras decisões.