PROJECTO DE INVSTIGAÇÃO FPCEUC/FCHUCP > PERGUNTAS FREQUENTES

Perguntas Frequentes

1. O que é um sujeito participante?

Neste âmbito, um sujeito participante é aquele que quer participar no projeto, contribuindo com as suas ideias/sugestões e com a sua história pessoal. É também aquele que, não participando ativamente, se sente identificado com o projeto lendo o jornal, vendo os vídeos e usando toda a produção realizada neste projeto para melhor conhecer a sua comunidade.

2. Para que serve esta investigação?

Esta investigação tem muitos fins. Serve para contribuir cientificamente com dados vários sobre pessoas, as suas trajetórias e a implementação de projetos de investigação-ação. Serve também para perceber melhor quais as necessidades que as pessoas têm, enquadradas num contexto rural, e quais as potencialidades e fraquezas do local onde habitam. Serve para melhor conhecer o nosso passado e, a partir dele, construir um melhor futuro. Serve para construirmos a história de Folgosa do Douro através da oralidade dos folgosenses.

3. Tenho que pagar para participar?

Não é necessário pagar nada. A participação dos sujeitos é gratuita e voluntária.

4. Posso indicar sujeitos para participar nas diferentes atividades e ações?

Pode, claro! Contamos com a sua ajuda.

5. Tenho uma ideia/sugestão. Como a poderei expor?

As ideias e sugestões são muito bem-vindas. Só assim é que podemos fazer um trabalho concertado. Contacte-nos através do menu Contactos desta página de Internet.

6. Gostaria de fazer parte da organização dos eventos associados às ações. Como posso participar?

A sua participação na organização dos eventos será uma mais-valia. Contacte-nos através do menu Contactos desta página de Internet. 

7. Como devo fazer para participar com a partilha da minha história de vida e/ou narrativa?

Será graças à sua participação que o projeto irá ganhar vida. Será um privilégio podermos contar com a sua participação. Ao fazê-lo, através da partilha de uma narrativa escrita ou vídeo narrativa (gravação em vídeo), estará a contribuir com dados muitos importantes para esta investigação e também para a construção do nosso património imaterial. Contacte-nos através do menu Contactos desta página de Internet.